Nos meses de outubro e novembro de 2022 eu participei do “Programa Mulheres e Meninas nas Galáxias”, promovido pelo Instituto Sciety Lab. Foram um mês e meio classificando galáxias utilizando os dados do telescópio Subaru e participando de palestras sobre cosmologia, formação das galáxias, morfologia das galáxias além de assuntos relacionados a pesquisa e carreira científica.
Uma das propostas do programa era desenvolver um projeto de pesquisa que caso vencedor teria uma mentoria de 6 meses para ser desenvolvido. A minha equipe composta por Ana Carolina da Silva Tavares, Ana Elisa da Silva
Lima, Julianne da Costa Soares, Mariana Vale Taveira e eu conseguimos alcançar a premiação de pesquisa destaque, ocupando o 1º lugar. Todo o nosso projeto de pesquisa foi orientado pela Mestre Thainá Aragão Sabino.
O projeto tem como intensão estudar o brilho de galáxias primordiais para entender a formação e surgimento do Universo no seu início. Foram selecionados um conjunto de galáxias com alto nível de redshift possíveis de serem estudadas. Nos próximos meses o projeto será colocado em prática e veremos como a pesquisa se dará.
Participar do programa representou muito para mim, pois me permitiu fazer parte de uma rede de garotas e mulheres interessadas em cosmologia. Além de me permitir ter vencido meu primeiro prêmio científico. São pequenos passos que dou á caminho de uma carreira científica.
Vou deixar disponível aqui a apresentação do projeto, caso você leitor tenha interesse em saber um pouco mais! Qualquer dúvida ou sugestão só entrar em contato! 😊
Baixe aqui:
Comments